quarta-feira, 16 de junho de 2010

Até designer já fui aqui...


Uma das festas de despedida da Clara

As boas vindas da amiga pazotas "Hoyo hoyo"

O centro social flori em Mahotas
1 dos rituais de boas vindas, a entrega da primeira capulana

Outro ritual de boas vindas
OS DIAS
Hoje escrevo-vos sobre os dias, todos os "dias" auspiciosos que aqui têm um sabor diferente. Um sabor de quem se apercebe que tem o coração quente por saber quem o preenche. A saudade é mesmo assim. Serve para nos lembrar das pessoas de quem gostamos e dar espaço para gostarmos de outras mais.
E aqui, também há tantas pessoas "gostáveis", que sabem cantar e dançar para nos fazerem sentir, que sabem falar para nos lembrar o quão bom é ouvir, que sabem fazer silêncio para podermos falar, que sabem lembrar para aprendermos a dar valor. Pessoas que nos ensinam a fazer chamuças e nos abrem a casa, as que nos contam uma história, as que nos dão o melhor que têm, que nos dão um abraço para que não tenhamos medo e nos demonstram que somos capazes, pessoas que nos dão a conhecer o mundo de uma perspectiva diferente e ainda assim lhe conferem sentido de humor. E depois, sobretudo, há as que simplesmente sabem amar para que não nos esqueçamos de "casa".
Os dias aqui, são sempre cheios, "cheios de muito", ora cheios por manteiga de amendoim ora cheios de humor e cumplicidade, ora cheios pelo conhecimento, ora cheios pelas pessoas, ora cheios por tantas outras coisas. Decidi confiar nos dias auspiciosos que a todas as horas se nos apresentam.
Por aqui tem-se vivido muitas festividades, foram os anos da paz, foram os anos de duas irmãs, foi a despedida da Clara, voluntária, que se vai embora amanhã e aqui as festas são ciganas, tem uma duração interminável, matam-se as melhores galinhas, oferecem-se coca-colas, preparam-se as vozes para os melhores cânticos com os melhores instrumentos, transborda-se de alegria e bebem-se as melhores palavras.
Ontem visitamos um projecto de uma ONG em Congolote, onde visitamos uma escola e um centro de saúde/maternidade que atende uma infinidade de gente e só tem uma enfermeira que acaba por também por ser médica, impressionante uma força digna de nos fazer acordar. Mas por outro lado, também me vou apercebendo que algumas ajudas, contributos, intenções baseiam-se um pouco no "dar o peixe mas não ensinar a pescar" e isso para além de ser extremamente perigoso pode ser irreversível, porque não forma, não educa,não implica as pessoas locais mas sim, cria dependências e há sempre quem lucre com isso. Mas por outro lado, assiste-se a gente que não baixa os braços, que não se deixa ficar e acima de tudo se preocupa verdadeiramente em combater a ignorância pelo interesse, a solução pelas opções e acima de tudo dar esperança ao desespero.
Entretanto no sábado, a pazotas fez anos, foi um fim de semana de muito arejo, boas conversas "com pessoas cheias de mundo"(diria a paz) , o que também sabe muitíssimo bem, posso vos até dizer que quase estivemos em Portugal.
Sinto-me bem neste sítio onde, de facto, se recebe muito mais do que aquilo que se dá! Experiência essa, que constantemente tenho com vocês.
Com muitas sa
udades vossas, um grande beijinho
Teresinha

6 comentários:

  1. fuentes, so passei aqui mm para deixar um beijinho. Escrevi um comentario no primeiro post mas pelos vistos n ficou lol. tou cheia de trabalho, estou a fazer agora uma pausa enqt n vou pas aulas pa tratar das ferias e vim dar uma espreitadela aqui, mas n vou ter tempo de ler tudo agora. Espero que esteja tudo a correr bem, a partir de terça-feira estou totalmente livre para ler os posts todos com calma (nao vejo a hora...!!!)
    Beijo grande
    luisa

    ResponderEliminar
  2. Querida levs,
    Força ai no trabalho, és uma grande artista!gostei muito dos ultimos cartazes!
    Depois quando puderes lês com mais calma!Por aqui tudo bem:)
    Beijinho muito grande

    ResponderEliminar
  3. Grande Tétas! Ficas muito sexy de capulana :p
    Ainda bem que já tens fotos para ver que estás bem instalada e rodeada de felicidade.

    Um beijo grande e continua a mandar novidades :)

    ResponderEliminar
  4. Ola Teresinha! Um grande beijinho desta Tia "Amerindia". Não tenho dúvidas que a sua estadia em Moçambique vai deixar marcas! bj

    ResponderEliminar
  5. Que bom, que bom, que bom!!... É tudo o que apetece dizer ao ler-te. Amei este post!! Continua a fazer de espelho para essa realidade, gostamos muito de te "ouvir". Manda um beijinho também à Pazinha, de parabéns atrasados e de incentivo! Pareces bem, fortalhaça, tranquila e feliz...a receita perfeita para a felicidade e o crescimento!... Um grande grande beijinho, Iánas

    ResponderEliminar
  6. Tetuxi minha querida amiga que saudades que tenho tuas! mais um texto muito bonito, gostei muito de ler e parece que tas completamente feliz ai, claro que ha as saudades mas sente-se felicidade nas tuas palavras. um enorme beijo cheio de saudades, continua a escrever e fotografias!!! beijinho kikas

    ResponderEliminar